A história do Livro...

Estávamos em 1993, a ideia inicial do livro “Radioescuta: o mundo em suas mãos” era a de uma brochura em torno de cem páginas, mas aí decidimos reduzir o material para torná-lo o mais objetivo possível. Recomeçamos, então, a escrever tudo. Dessa vez sem os rigores de uma apresentação academicista, ficando assim a versão final com apenas 74 páginas. Dessa forma conseguimos sintetizar as ideias originais do livro sem, no entanto, desviar-nos da sua concepção inicial. Por exemplo, conceitos técnicos complexos, tais como: largura de faixa, sensibilidade, seletividade e relação sinal/ruído foram explicados de forma extremamente simplificada, sem tecnicismos, tornando-os de fácil compreensão para todos os futuros Radioescutas ou até mesmo para aqueles que já eram experientes nesse fascinante hobby. Clique aqui para baixar uma cópia do livro.

A Materialização de uma ideia

Para a elaboração física de impressão do livro tivemos na época que percorrer uma pequena via crucis. A primeira empresa que fizemos contato era uma Editora Acadêmica, aqui mesmo em Recife, que nos apresentou um orçamento totalmente fora da realidade. Partimos, então, para uma grande Editora no Rio de Janeiro, a qual não demonstrou nenhum interesse pelo nosso trabalho. Fizemos mais um novo contato com outra grande Editora de São Paulo, que até nos foi mais receptiva. Pediu o material para análise, mas depois disse que o nosso tema não era compatível com sua linha editorial.

Depois de tantas idas e vindas, descobrimos aqui mesmo em Recife a Companhia Editora de Pernambuco - CEPE. Negociamos, então, uma edição independente mínima de mil exemplares. E assim, finalmente, após todo esse périplo editorial nascia o primeiro livro sobre Radioescuta brasileiro, “Radioescuta: o mundo em suas mãos”. Concluída essa etapa, passamos para o marketing do livro. Graças a um trabalho inicial de divulgação feito primeiramente na revista Eletrônica Popular, em seguida na revista Antena/Eletrônica Popular, e depois na revista Eletrônica Total, o nosso livro conseguiu ser resenhado várias vezes. Em decorrência da abertura desses espaços de divulgação o nosso trabalho chegou até as redações dos serviços em língua portuguesa das principais emissoras de ondas curtas internacionais, que também divulgaram e comentaram alguns conteúdos do livro.